Hoje eu vou mostrar pra vocês como eu fiz uma peça super simples, mas que tem um charme incrível.
Estou falando de uma saia longa de nesgas com fendas frontais. É uma peça linda! E como eu escolhi um tecido floral, ela ficou super primaveril! E ela tem também a leveza e o movimento que são a cara do verão.
Como eu disse, a minha saia é feita de nesgas, que nada mais são do que pedaços de tecidos que, juntos, formam uma saia ampla e com movimento. A saia de nesgas pode ficar mais aberta do que a evasê (quase um godê) ou até bem mais aberta do que a godê. Isso depende do tanto de abertura que você dá a cada uma das nesgas.
Para fazer a minha saia, eu usei 2 metros de linho estampado e um zíper invisível de 15 cm, além dos equipamentos básicos de costura.
Eu usei um molde muito simples, bem parecido com o que eu ensinei nesta saia. A diferença é que dessa vez, a minha saia tem apenas 6 nesgas. 3 nesgas na frente e 3 nesgas nas costas.
Para fazer o molde, é mais fácil trabalhar com o papel dobrado.
Vamos precisar das seguintes medidas: circunferência da cintura e do quadril, altura da cintura até o quadril e comprimento total da saia.
Com essas medidas em mãos, siga o esquema a seguir:
Pontos importantes sobre o esquema acima:
- A circunferência da cintura e do quadril são divididas por 12 porque temos 6 nesgas, mas o papel está dobrado. Por isso, multiplicamos 6 por 2.
- O comprimento do molde será o comprimento total da saia mesmo. A saia terá mais 4 cm do cós, mas para o molde eu já considero o comprimento total, pois ainda teremos as costuras e bainha, que serão compensadas depois pelo cós.
- O acréscimo de 1cm no quadril é para garantir maior amplitude para a saia, para que ela não fique justa ao quadril.
Com esse esquema, temos o molde de uma nesga. Todas as 6 nesgas são iguais, então é só cortar todas elas usando esse único molde. Super fácil!
Ao cortar no tecido, acrescente 1cm em toda a lateral. No comprimento, as margens de costura já estão sendo consideradas, conforme falei ali em cima.
Para o cós, corte uma tira de tecido que dê a volta em sua cintura, lembrando de acrescentar 2 cm para a costura. A minha tira eu cortei com 10 cm de altura.
O nosso corte então tem as seguintes peças: 6 nesgas iguais e um cós inteiro.
Vamos para a costura?
Comece unindo as nesgas, uma a uma, pelas laterais, até completar toda a volta da saia, deixando-a com uma das laterais abertas.
Se você quiser deixar as fendas frontais, atente-se para costurar até a altura desejada ao unir as nesgas da frente. A sua saia montada ficará assim:
Não se esqueça de fazer acabamento na overloque ou no zig zag em todas essas costuras de união.
Com a saia neste ponto, é hora de colocar o cós.
Costure o cós aberto, direito com direito com a saia, por toda a cintura. Depois, dobre 1cm do cós na parte de cima e dobre o restante ao meio, de modo que ele cubra a margem da costura anterior. Assim o cós fica fechado e embutido. Agora é só fazer uma costura em toda a base dele.
Para entender melhor como fazer o cós, assista ao vídeo da saia godê que fiz no canal do Youtube. O procedimento é exatamente o mesmo. É só clicar aqui.
O próximo passo é costurar o zíper e terminar de fechar a lateral que ficou aberta. No mesmo vídeo da saia godê eu mostro como fazer essa parte.
Para finalizar a saia, basta fazer bainha por toda a barra e nas fendas. É só dobrar o tecido 1cm para dentro e depois mais 1cm, e fazer a costura por toda a volta e fendas.
Pronto!! A saia está pronta, linda e plena para você arrasar na primavera colorida que está aí e aproveitar o verão logo mais!
Espero SUPER que vocês tenham gostado do modelinho e da explicação rapidex de como fazê-lo.
Costurem aí e me digam o que acharam!
Beijoooo!