Costurar é muito bom, não é mesmo?
E quando podemos tornar mais fácil as nossas aventuras costureiras?
O meu objetivo com os moldes disponíveis na lojinha é transformar as suas costuras em uma aventura ainda mais deliciosa! É tudo muito prático e simples!
O primeiro passo depois de adquirir o seu molde, é montá-lo. Ele foi feito em um programa de computador e dividido em folhas do tamanho A4, justamente para facilitar a sua vida na hora de imprimir (sim, eles podem ser impressos em qualquer impressora).
A impressão colorida ajuda a visualizar os detalhes, mas os moldes podem ser impressos em preto e branco também! É só seguir as legendas!
Sem mais delongas, vamos montar o nosso material?
1) Impressão: A impressão deve ser feita em papel tamanho A4 e a impressora deve estar configurada para impressão em tamanho real.
Imprima a primeira página do molde e faça o teste de impressão (quadrado de 3x3cm na parte superior esquerda da folha).
Se estiver tudo ok, termine de imprimir o molde.
2) Montagem: Para a montagem do molde, você vai precisar de:
-Moldes impressos;
-Fita métrica e régua;
-Tesoura;
-Cola.
Para montar o seu molde, recorte todas as margens direitas e inferiores, de todos os moldes. Corte com cuidado, na linha exata da margem.
Depois, una as folhas, usando cola na margem que não foi recortada. Cada folha tem indicações de encaixe nas margens (em letras para a montagem horizontal e em números para a montagem vertical). Cuide para que todas as letras e números se encaixem em seus correspondentes, de forma exata e alinhada.
Para entender melhor como será a ordem das folhas, tenha em mãos a última folha do molde, onde tem o MAPA DE MONTAGEM.
3) Corte do molde: Primeiro, verifique as suas medidas e encontre na tabela de medidas o seu manequim.
A tabela de medidas está nas páginas de orientações gerais, logo no início da apostila. Todos os moldes são em tamanho padrão, assim como a tabela de medidas. Se você não encontrar as suas medidas exatas, verifique qual é o manequim que melhor representa as suas medidas.Definido o manequim, veja na legenda qual é o tipo de linha correspondente e corte o molde seguindo sempre essa linha.
Se preferir, marque com caneta contrastante todas as linhas do seu molde antes de cortar.
3) Corte do tecido: Agora é só posicionar os moldes no tecido, seguindo as orientações de corte da apostila e as informações do molde.
Uma coisa muito importante que você precisa observar é a direção do fio do tecido. A seta indicativa no molde deverá sempre estar alinhada com a lateral ou da base do tecido (fio reto). ]
Assim, se a seta não estiver inclinada, toda a peça ficará alinhada com a lateral ou a base do tecido. Por outro lado, se seta estiver inclinada, a peça também ficará inclinada, e isso significa que ela será cortada no viés do tecido.
Exemplo de peça cortada no fio reto:
Quando cortar o tecido, faça marcações em todos os detalhes que estão no molde (franzido, encaixes etc). Isso facilitará muito no momento da costura!
3) Outros tamanhos: Caso você queira usar o mesmo modelo para costurar outros tamanhos, eu sugiro que você imprima o molde outras vezes, para guardar um molde de cada tamanho. Assim você não perde um ou outro molde.
4) Guarde o seu molde: Guarde com cuidado cada um dos moldes que você imprimir e montar. Você pode armazená-los em pastas e usar as capas das apostilas para melhor identificação. Ah! Não se esqueça de identificar o tamanho de cada molde, para não se confundir no momento de reutilizá-los!
Então é isso!! Espero que você aproveite MUITO os moldes da lojinha, e, como sempre, em caso de dúvidas estou à disposição!
Clique aqui para acessar a lojinha.
Super beijo e boas costurices!!
Ellen.