Olá, turminha!
Quem me acompanha aqui no blog e lá no canal, já sabe que eu costuro de um jeito "diferentão", ou seja, eu não faço molde antes de cortar a roupa no tecido, e quase sempre, eu uso uma roupa pronta como molde!
Eu sei que muita gente entendeu bem essa minha forma de costurar, mas ainda há quem tem dúvida de como isso funciona - e se realmente funciona!
Então eu vou explicar para vocês direitinho como fazer as roupas tendo como referência uma roupa que você já tenha, e dar algumas dicas de coisas essenciais que você deve observar no momento de costurar!
1) Qual o sentido de usar uma roupa pronta como molde?
Quando nós usamos uma roupa pronta como molde, não estamos deletando a modelagem das nossas vidas!
Na verdade, antes de nós, alguém já desenvolveu a modelagem da roupa que já está pronta!
Podem nos julgar por "cópia", mas não por "desleixo" kkkk. E é exatamente o fato de aquela roupa ter uma boa modelagem, é que vamos usá-la como referência para novos projetos!
Usando uma roupa pronta como molde, não precisamos traçar uma modelagem do zero. Apenas fazemos as adaptações necessárias para chegar ao modelo que queremos. Isso facilita muito a vida!
2) Qual roupa escolher para usar como molde?
Existem duas formas de se usar uma roupa pronta como molde.
A primeira é copiar EXATAMENTE a roupa que você já tem. Você fará o mesmo modelo, não fará grandes modificações. Neste caso, você pode escolher QUALQUER roupa que você queira copiar, mas tome cuidado para escolher um tecido de textura e elasticidade muito semelhantes às do tecido da roupa original, para que o caimento e a vestibilidade da peça não fiquem comprometidos.
A segunda forma é a que eu mais gosto - usar uma roupa básica como referência e criar modelos diferentes! Aqui a liberdade é muito maior! Você pode fazer vários desenhos, recortes, escolher o tecido que quiser e criar modelos belíssimos!
Porém, essa criatividade toda exige mais atenção, afinal de contas você estará modificando o molde original. Você deve calcular, por exemplo, a quantidade de tecido que irá aumentar ou diminuir nas laterais (dependendo da elasticidade), e também, deixar as margens de costura necessárias, principalmente nos recortes.
Em ambos os casos, você deve escolher uma peça que vista bem no seu corpo! Os ombros devem estar no lugar, o caimento deve ser perfeito!
3) Qual roupa eu uso como molde?
Para blusas e vestidos, eu gosto sempre de usar uma blusa de malha PV como molde. É uma blusa bem básica, dessas que a gente ganha como souvenir de viagem.
Eu escolhi essa peça porque ela funciona praticamente como um molde base: Ela fica justa no corpo, mas não chega a "esticar" para caber. Ou seja, ela tem as minhas medidas exatas!
Tem uma pequena diferença no ombro, mas é coisa de 1 ou 2 cm, ou seja, facilmente corrigível.
4) Trabalhando com tecidos de textura e elasticidade diferentes
Se você irá reproduzir uma peça usando um tecido com mesma textura e mesma elasticidade, você pode copiá-la seguindo as costuras (veja dicas logo abaixo) e tudo estará certo.
MAS se você for trabalhar com tecidos diferentes, tome cuidado com as medidas! Por exemplo, ao usar uma blusa de malha como molde para fazer uma roupa de tecido plano, verifique as suas medidas e acrescente o que for necessário! Isso se aplica principalmente no busto, na cintura e na largura das mangas.
GERALMENTE (não é regra), a medida que você acrescentará no busto será a mesma para a cintura e para as laterais da manga - mas, como disse, confira as medidas!
5) Como usar a roupa como molde?
Basicamente, ao usar uma roupa como molde, você irá copiá-la para um papel ou diretamente para o tecido.
É importante encontrar as costuras da peça e fazer o desenho exatamente onde elas estão. As costuras são exatamente as linhas que formarão o desenho do molde. Siga por elas, e não vai ter erro!
É claro que algumas peças são mais facilmente "desenháveis" do que outras. As peças que tem VOLUME (franzido, pregas), são mais difíceis de interpretar dessa forma, e eu farei um post específico sobre isso em breve.
Mas para peças mais básicas, sem volume, as dicas são bem simples:
1º) Se a sua roupa for simétrica (igual dos lados direito e esquerdo), trabalhe com a sua roupa dobrada ao meio, e o papel ou tecido dobrados ao meio também. Isso fará com que a peça fique realmente simétrica, sem defeitos que prejudiquem a vestibilidade e a estética.
Por outro lado, se você preferir fazer um desenho assimétrico, faça o desenho com a roupa-molde aberta e o papel/tecido também aberto.
2º) Como dito anteriormente, encontre as costuras da peça. Dobre todas as partes que atrapalhem a sua visão e atente-se ao que você está desenhando no momento. Por exemplo: no momento de desenhar o corpo da blusa, esconda o decote e as mangas. Para desenhar as mangas, esconda todo o resto da blusa.
3º) Faça o desenho seguindo todas as costuras que você encontrou. Faça em um papel ou diretamente no tecido.
Em todo caso, deixe um espaço de 1cm para a costura. Nas barras, deixe 2 cm.
4º) Atenção com as medidas das laterais! O que mais "pega" na hora de copiar um molde é as medidas das laterais! Então, ao desenhar as laterais do corpinho da blusa/vestido ou mesmo de outras peças, acrescente as medidas necessárias!
E o que é preciso acrescentar? Depende do modelo! Por exemplo, se o seu molde é de malha e a sua costura for feita em tecido plano, confira as suas medidas e acrescente o quanto for necessário para chegar à sua medida sem apertar! Acrescente um pouco mais também se o modelo que você estiver costurando for mais "soltinho".
Seguindo essas dicas, você pode fazer o desenho no papel, tendo assim um molde para passar para o tecido, ou desenhar diretamente no tecido. Lembrando mais uma vez: Atente-se às margens de costura!
Então é isso! Essas são dicas básicas, e aos poucos vou postando o passo a passo de roupas com modelinhos diferentes, sempre usando essa "técnica".
Ah! E se você quer aprender um macetezinho para copiar os moldes seguindo essa dica de encontrar as costuras da roupa e desenhá-la no papel, já tem um vídeo lá no canal. É só clicar
aqui.
Deixem nos comentários o que vocês acharam dessas dicas, e se já costuram usando uma roupa como molde ou se pretendem fazer assim!
E compartilhem esse post nas suas redes sociais, nos grupos e tudo mais, para divulgar essa ideia para ainda mais pessoas!
Espero vocês aqui nos próximos posts!
Beijo grande!
Ellen.