Eu AMO costurar roupas de malha! Principalmente porque a modelagem fica muito mais simples com esse tipo de tecido, já que a elasticidade ajuda MUITO no caimento da peça. Quem vai negar que fazer um vestido tubinho de malha é muito mais fácil do que fazer um vestido tubinho em tecido plano sem elasticidade?! Né?
Mas tem muita gente que ainda tem medo de costurar malha em sua máquina doméstica comum. Por isso eu vou passar algumas dicas para vocês, para desmitificarmos a costura de malha na máquina doméstica de uma vez por todas!
Eu preciso lembrar que esse tipo de costura é bem doméstico mesmo! Nada industrial ou profissional! Mas super atende a quem quer costurar as próprias roupas, ou praticar fazendo roupas para a família. Okay?
Então vamos às dicas!
1) Use pontos elásticos!
Mas Ellen, o que são pontos elásticos? São pontos flexíveis, que irão se esticar junto com a malha.
E como conseguir um ponto elástico? Na minha máquina, já existe a opção de ponto elástico para malhas. Nesse cursor (imagem abaixo), eu consigo regular o quanto eu quero que o ponto fique elástico.
Em tese, essa opção me permitiria usar o ponto reto básico, que ficaria elástico de forma suficiente para não arrebentar quando a malha se esticasse. Porém, NA PRÁTICA, eu não consegui alcançar um resultado tão bom usando essa opção de ponto elástico com o ponto reto. Isso porque o ponto não ficou flexível o suficiente, acabou quebrando quando a malha esticou.
Por isso, a solução que eu acho mais eficiente é usar SEMPRE o ponto zig zag, que é, por natureza, um ponto elástico!
2) O queridinho zig zag - onde e como usar?
O ponto zig zag é um queridinho para quem tem somente a máquina doméstica. Ele serve para fazer acabamento no tecido plano, fazer casinhas de botões, e (quem diria!), costura perfeitamente os tecidos com muita elasticidade, como a malha.
Sim, o ponto zig zag não arrebenta quando a malha estica! Ele pode ser usado em todas as costuras de união, e também na bainha!
Falando de bainha, uma boa opção é usar a agulha dupla para fazer esse tipo de acabamento, pois ela dá um efeito de máquina galoneira. Para a agulha dupla, porém, nós usamos o ponto reto. Mas eu não vou me alongar sobre isso aqui, pois farei um post específico sobre essa agulha em breve! E sim, usar a agulha simples com o ponto zig zag funciona muito bem para bainhas também!
Mas voltando ao nosso zig zag: Você pode usar os ajustes comuns da sua máquina: tensão média e tamanho de ponto médio. Dá super certo!
Veja abaixo a diferença entre a elasticidade do ponto zig zag para o ponto reto! A linha é a mesma, os ajustes da máquina são os mesmos! A única diferença é que na primeira imagem eu usei o ponto zig zag (que estica junto com a malha) e na segunda imagem eu usei o ponto reto (que não permite que a malha se estique).
A trama da malha é mais difícil de ser perfurada do que a trama de um tecido plano. Em outras palavras, os fios que formam a malha são bem mais "fechadinhos". Por isso, a agulha deve ser mais fina e bem pontiaguda para que ela consiga perfurar a malha.
A agulha ideal para essa tarefa é a conhecida "agulha bico de ouro", ou "agulha ponto bola", que nada mais é do que essa agulha que tem a cabecinha dourada. E não precisa se assustar, pois o preço dela é praticamente o mesmo preço da outra agulha, e ela serve sim para costurar outros tipos de tecido.
Eu costumo usar a agulha nº 14, mas para malhas mais difíceis de costurar, existem agulhas mais finas.
E uma dica muito importante! Se você não está conseguindo costurar malha, mesmo ajustando a máquina de todas as formas, tente trocar a agulha por uma mais fina, ou simplesmente por uma agulha nova, pois quanto mais fina e afiada a agulha tiver, melhor é! Pode parecer bobo, mas isso é um ponto importantíssimo, que pode definir se a sua máquina "consegue" ou "não consegue" costurar malha!
Como eu disse anteriormente, com essa agulha nós costuramos a malha com o ponto zig zag, e ela pode ser usada para costuras de união e bainha. Existe também a agulha dupla, mas para malha, ela serve apenas para bainha e pespontos duplos, não servido para costuras de união. Vou falar sobre essa agulha dupla em um outro post.
Há muita divergência sobre qual linha usar para costurar malha em máquina doméstica, e aqui eu vou falar sobre a MINHA experiência!
Eu SEMPRE uso linha de costura normal, 100% poliéster, tanto na agulha quanto na bobina. Usando essa linha com o ponto zig zag e a agulha bico de ouro, não tem erro! A costura fica realmente elástica e bem resistente!
Muita gente fala que o ideal é usar o fio de overloque na bobina. E não é errado. Mas PARA MIM, não percebi diferença nenhuma. Explico: Com o fio de overloque na bobina, o ponto reto continuou sem elasticidade, e o ponto zig zag ficou tão elástico quanto quando usei a linha comum, 100% poliéster.
Além disso, para mim, ao usar o fio de overloque, não funciona encher a bobina usando a opção que existe na máquina. Eu preciso encher a bobina à mão, pois a tensão da máquina faz o fio esticar demais, e ele acaba perdendo o efeito elástico que deveria ter para ser usado em malha. Por isso, acho até anti prático usar o fio.
Pensando nisso, continuo sugerindo a linha comum tanto na bobina quanto na agulha, já que ela é mais barata e mais versátil, já que podemos usá-la em qualquer costura.
Resumindo: Como EU costuro malha na minha máquina doméstica? Com agulha bico de ouro, linha comum e ponto zig zag em tensão média. Tanto para as costuras de união, quanto para as bainhas.
Se eu acho que o zig zag vai prejudicar o acabamento na bainha, uso agulha dupla, que imita a galoneira (vou falar sobre ela em outro post).
E sim, já costurei MUITAS roupas dessa forma, e as costuras não arrebentam! Embora não seja uma técnica muito "profissa", para costurinhas domésticas ela funciona muito bem!
E se você quer ver alguns modelinhos que eu já costurei dessa forma, veja os meus vídeos lá no canal:
Ah! Me conta nos comentários o que você achou dessas dicas, e se você já arriscou costurar malha em sua máquina doméstica!
Compartilhe esse post para as suas amigas, nos grupos do facebook, enfim.. ajude a espalhar o nosso conteúdo!
Um super beijo!