COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE TECIDO DA SAIA EM GODÊ DUPLO / GODÊ TOTAL

Oi gentee!!

A saia godê é um modelo super bonito, atemporal e que vai bem em todo mundo. Além disso, ela é muito fácil de costurar e combina com vários tipos de tecido. Tem como não amar?


Acho que esse modelo é obrigatório para quem está aprendendo a costurar, justamente porque é muito fácil e pode ser feito em tecido de algodão, o que facilita muuuito a vida de quem está aprendendo.

Mas uma dúvida crucial de qualquer costureira iniciante é sempre sobre a quantidade de tecido necessária para fazer uma saia godê. A saia godê é um modelo circular, e não reto. Por isso, a forma de corte e o cálculo do tecido são bastante diferentes das saias retas, franzidas ou em evasê.

Por isso, eu vou mostrar pra vocês uma forma bem simples de calcular a quantidade de tecido para uma saia em godê duplo, ou seja, godê total - que é exatamente aquele modelo de saia que tem o formado de um círculo completo.


Para trabalhar com a saia godê, vamos considerá-la com uma forma geométrica comum, um círculo. Serão, na verdade, dois círculos: O menor para a cintura e o maior para a saia propriamente dita.
O círculo tem a circunferência (contorno total) e o raio (linha reta que vai do centro do círculo até a borda).


Assim, vamos considerar que a nossa cintura seja essa circunferência em amarelo. Ela é redonda, circular, enfim.. tem essa forma que é quase impossível traçar a olho em um tecido. Por isso, precisamos encontrar uma medida que seja em linha reta para servir como referência. E a nossa linha reta será nada mais, nada menos, do que o raio desse círculo.

Mas como encontrar o raio? Para isso, vamos usar uma fórmula matemática bem simples:

Raio = Circunferência / 6,28

O raio é a medida reta que vamos encontrar.
A circunferência é a medida total da sua cintura.
6,28 é um valor fixo que faz parte da fórmula matemática.

Exemplo: Eu tenho a cintura medindo 71cm. Então a minha continha ficará assim:
Raio = 71/6,28
Raio = 11,3

Como eu vou usar essa medida do raio? Ora, é bem simples.
Eu dobro o meu tecido duas vezes (uma vez na largura e outra no comprimento), e onde se encontram todas as pontinhas do tecido dobradas (4 partes de tecido), eu vou desenhar a quarta parte do meu círculo, usando a medida do raio que acabei de encontrar.

Por quê dobrar o tecido de modo a encontrar 4 partes dele no centro? Veja que com a medida do raio do círculo a gente pode dividi-lo certinho em quatro partes, formando um ângulo de 90 graus na junção das partes que estão dobradas. E quando a gente dobra o tecido da forma como eu falei, a gente encontra exatamente esse mesmo ângulo, com exatamente 4 parte do tecido juntas.



Dessa forma, dobrando o tecido duas vezes, podemos encontrar o desenho da nossa cintura utilizando apenas a medida do raio do círculo. Mas isso eu mostro com detalhes no vídeo que virá ao final desse post.

Agora, vou explicar direitinho como calcular a medida do tecido.

Via de regra, o cálculo é este: 
2 x (Comprimento da saia + Medida do raio da cintura) + 20cm (para o cós e margens de costura).
No meu caso, por exemplo, para uma saia de 60cm de altura e raio de cintura medindo 12cm, 1,70m de tecido é suficiente.

Mas nem sempre isso será suficiente. Explico.
Os tecidos tem, geralmente, 1,40 ou 1,50 de largura. Quando dobrados ao meio, vamos encontrar a medida de aproximadamente 75cm. Se a minha medida do comprimento da saia + raio da cintura forem maiores do que 75cm (ou metade da largura do tecido), eu não vou conseguir desenhar o círculo na largura do tecido, ficará faltando tecido.

Assim, use o seguinte passo a passo:
1) Qual a metade da largura do tecido?
2) Qual a medida do comprimento da saia + raio da cintura?
3) A medida do item 2 é menor do que a do item 1? Ótimo, pode usar o cálculo simples que falei acima. E você poderá cortar o círculo total da saia inteiriço no tecido.
4) A media do item 2 é maior do que a do item 1? Calma, tem solução! Use o dobro da quantidade que você encontrou no cálculo simples que mostrei lá em cima. Só que, para cortar, você vai dobrar o tecido duas vezes no sentido do comprimento, e não uma vez no sentido do comprimento e outro no sentido da largura. E assim, o seu tecido não terá uma quina dobrada com 4 partes juntas, e sim dobras separadas para a parte da frente e a parte das costas, Isso significa que necessariamente teremos costura nas laterais da saia.

Seguindo essas observações, fica bem simples cortar e costurar a saia godê. E o passo a passo completo eu deixei no vídeo a seguir.

Assista com atenção e aproveite bastante a sua costurices!

Beijão!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira, 27 anos. Casada, mãe de dois filhos. Advogada. Apaixonada por costura desde sempre.

Facebook

Instagram

Postagens populares

SheIn -Your Online Fashion Casual dresses
Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas