Usar ondinhas na barra das roupas já foi tendência, e até hoje ainda usamos (e amamos!). Esse detalhe faz toda a diferença, transformando uma peça sem gracinha em algo super estiloso, com uma pegada bem romântica.
Esse detalhe pode vir em shorts, saias, blusas... vamos ver?
Como eu AMO saia rodada, resolvi fazer uma franzida com esse detalhe das ondinhas na barra. Eu achei que o resultado ficou incrível: não ficou no óbvio da saia franzida, e ganhou um detalhe super charmoso. Veja o resultado:
Se você me acompanha há um tempinho, sabe que eu não faço muitos moldes para os meus modelitos. Eu admiro SUPER quem faz uma modelagem perfeita, mas eu tenho um bom motivo para simplificar as coisas: Eu costuro apenas para mim, e sempre deu muito certo costurar usando uma roupa como base, sem fazer moldes. A medida fica certinha e quase nunca eu preciso fazer ajustes.
MAS usar uma roupa como molde nem sempre é prático. Geralmente aquela roupa que você gosta de copiar as medidas é uma peça que você usa sempre, se desgasta com o tempo etc. Daí que eu pensei em uma forma de tornar mais prática a utilização desse "molde a partir da roupa", entende?
Nada melhor do que copiar essa roupa para o papel!! Assim, você terá o molde de que necessita, sem precisar tirar mil medidas e fazer mil contas. É só colocar a roupa sobre o papel e ir contornando com uma caneta onde tem as costuras!
Eu vou mostrar a vocês uma forma bem quebra galho de se fazer esse molde. Você vai precisar da roupa que quiser copiar a modelagem, um papel bem grandão para fazer os riscos, caneta, régua, alfinete e papelão (ou uma placa de cortiça, ou isopor, enfim... qualquer coisa que se possa furar para não estragar a sua mesa).
O truque está explicadinho no vídeo abaixo, é só clicar e assistir.
Ah! Eu fiz essa modelagem para uma blusa de malha comum, e a partir dela eu posso fazer vários modelos de blusa e até vestidos, alterando apenas algumas medidas já no tecido (conforme eu já fiz várias vezes no canal). Mas se você tem aí uma roupa perfeita, que seja em tecido plano e tenha um modelo bem diferente, a "técnica" é a mesma: você pode copiar a modelagem sem problemas!!
Vamos então ao vídeo?! Qualquer dúvida, pode perguntar aqui nos comentários! E não deixe de me dizer o que você achou dessa dica.
No último post aqui do blog eu mostrei como fazer uma saia jeans maravilhosa, inspirada em uma saia midi da coleção da Camila Coelho para a Morena Rosa.
Bom, jeans por si só já é super versátil, e isso não é nenhuma novidade. E eu estou aqui com dois looks que mostram mais uma vez a versatilidade da tão amada saia jeans.
O primeiro look tem uma pegada um pouco "rocker". Combinei a saia com uma blusa listrada p&b (suuper em alta!), boot de couro e uma mini bolsa.
O boot é da Constance, a blusa e a bolsa são de lojinhas "da China" e a saia... tcharã! Eu que fiz haha!
O segundo look ganhou o meu coração! Há um tempinho atrás eu JAMAIS me imaginaria em um look tão despojado. Usar tênis com saia era um suplício!!! Mas é sempre bom mudar, ousar, criar uma moda diferente, sabe?
Eu usei a minha saia com uma blusa com fendas laterais e estampa de números, tênis branco de cano alto e boné.
A blusa é de uma lojinha tipo dessas da China e o tênis é da Marisa.
Eu estou apaixonada por essa saia! Posso fazer uma de cada cor e ainda com várias estampas? hahaha
E esse look com tênis e boné? Amei, amei, amei!!
Me contem nos comentários qual o look que vocês mais gostaram, tá??
A nossa costurinha de hoje é bem especial, pois inaugura um novo quadro no canal e no blog: "Inspirando nas blogueiras".
E a primeira peça do nosso novo quadro é inspirada em uma saia LINDA da coleção da Camila Coelho para a Morena Rosa.
Estou falando de uma saia midi de nesgas, que é super versátil e vai com TUDO!
Como estou falando de INSPIRAÇÃO, e não CÓPIA, adequei o modelo para que ele ficasse do jeitinho que eu queria: usei um jeans mais escuro, fiz pespontos com linha dourada nas costuras de cada uma das nesgas e diminuí o comprimento, deixando-o acima do joelho.
O resultado ficou INCRÍVEL e o passo a passo está no meu canal do Youtube.
Antes de assistir ao vídeo, confira algumas explicações extras:
A nossa saia é formada de nesgas, que são pedaços de tecido que, emendados, formam uma saia bem ampla, quase godê.
Eu usei 8 nesgas, 4 na frente e 4 nas costas.
Para fazer o molde, você precisa de algumas medidas. Anote aí:
*Circunferência da cintura - vamos dividir essa medida por 16, para fazer a nesga com o papel dobrado.
*Circunferência do quadril - vamos dividir essa medida por 16, para fazer a nesga com o papel dobrado.
*Distância entre a cintura e o quadril
*Comprimento da saia
Com essas medidas, você vai conseguir fazer o molde da nesga, e depois é só festa! O corte é bem simples e a costura também.
Vou deixar aqui as as medidas que usei em cada nesga, para vocês terem uma referência. Ah! O comprimento da minha saia é 50 cm.
O tecido que eu usei tinha um pouco de elasticidade nos dois sentidos, tanto na horizontal quanto na vertical. Assim, pude escolher uma forma de distribuir o molde para aproveitar melhor a quantidade de tecido que eu tinha por aqui (usei apenas 1 metro!). Vejam como eu cortei as nesgas no tecido:
Atenção! Eu usei um jeans bem grosso, mas preciso alertar: a minha máquina sofreu um pouquinho para costurar o jeans nas partes em que havia um volume maior de tecido (no momento de costurar o zíper no cós, principalmente). Se você acha que a sua máquina também vai ter um trabalhinho extra, talvez seja melhor escolher um jeans mais fino, ou mesmo outro tecido, como o brim leve, a tricoline ou a sarja.
Além do tecido, usei um zíper metálico de 18cm, linha comum de costura e linha de pesponto dourada.
Eu nunca fui muito de ousar nos looks, mas confesso que estou gostando muito da tendência "tênis + saia".
Finalmente eu comprei um tênis branco de cano alto, e estou amando usá-lo. Para me inspirar, selecionei alguns looks de saia/vestido com tênis, já que não uso calça nem shorts.
O legal é que não tem muita regra, dá para combinar o tênis com muitos estilos de sias e vestidos. Vamos conferir?
1) Look com listras - Preto & Branco - super em alta e não tem erro!! AMO listras, amo p&b e essa combinação com tênis fica muito legal!! Veja só esse primeiro look, da Lu Ferreira, que além de tudo isso, ainda tem uma assimetria na saia! Só amor!
2) Look colorido - Se a produção com tênis já é divertida, com cores então... vira festa haha!! Dá para usar com um jogo de cores com geometrias ou como no look da Maanuh Scotá, com saia rodada estampada com flores, num estilo romântico lindo!
2) Com jeans - O jeans já tem uma pegada "esportiva", e com tênis, ele tem tudo para ficar super moderno e despojado. E olha só, não apenas calças e shorts jeans combinam com tênis, mas saias e vestidos também. E saia midi? Também vale!! Veja só o primeiro look, da Ana Lídia: Super despojado, atual e lindooo!
E então, gente? O que acharam? Já estão usando saia e vestido com tênis por aí?
Me contem também qual tipo de looks vocês mais gostaram.